Calor: Como se Proteger

Calor: Como se Proteger

Para se proteger dos efeitos calor intenso, mantenha-se informado, hidratado e fresco.

A Direção-Geral da Saúde recomenda:
– Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
– Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após banhos;
– Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
– Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer exterior;
– Escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
– Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
– Assegurar que as crianças consomem frequentemente água e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.