Dia Mundial de Combate ao Bullying

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Hoje assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, é um tema do qual já todos ouvimos falar, várias vezes em todo o lado, no entanto continua a acontecer todos os dias em vários contextos!

O Bullying é um caso sério, é crime, e pode levar à morte em casos extremos! Tenhamos a coragem de travar este fenómeno e de agir!

Dia Mundial de Combate ao Bullying

O que é o Bullying?

O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez.

O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objectos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

O bullying pode acontecer durante ou depois das horas escolares, dentro da escola mas também fora (nos espaços circundantes, nos meios de transporte) e na internet (por exemplo, no Facebook ou noutras redes sociais). Quer os rapazes quer as raparigas podem fazer bullying. As vítimas de bullying também podem ser raparigas ou rapazes.