Dia Mundial dos Cuidadores Informais

Dia Mundial dos Cuidadores Informais

Dia 5 de Novembro homenageiam-se todos os que muitas vezes se esquecem de cuidar de si em detrimento do próximo, não é raro que tal aconteça 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Falamos do Dia Mundial dos Cuidadores Informais!

Entende-se por cuidador “toda a pessoa que assume como função a assistência a uma outra pessoa que, por razões tipologicamente diferenciadas, foi atingida por uma incapacidade, de grau variável, que não lhe permite cumprir, sem ajuda de outro (s), todos os atos necessários à sua existência, enquanto ser humano”.

Em Portugal existem milhares… Na sua maioria, subsistem com parcos apoios, confrontados com desafios a nível económico, social e emocional.

Há pouco mais de um ano foi aprovado o Estatuto do Cuidador Informal, mas nem essa medida veio dar resposta a estas questões, ainda que estas pessoas prestem um contributo precioso para o bem-estar e conforto daqueles de quem cuidam, desde o apoio emocional, à prestação de assistência e cuidados diários, permitindo que a pessoa possa continuar a viver no conforto do seu lar.

A Equipa da Rede Cuidas tem-se empenhado ativamente no apoio aos cuidadores abrangidos pelo seu raio de ação, no sentido de os capacitar para um apoio mais eficaz e eficiente no âmbito dos cuidados por eles realizados, desde a partilha de informação sobre técnicas de prestação de cuidados de saúde, higiene, conforto, à divulgação de medidas de apoio social.