MICRONINHO+IN – INCUBADORA SOCIAL E DE INOVAÇÃO
O Microninho - Incubadora Social, tem orgulho de ser a 1ª Incubadora Social em Portugal. Agora, após três anos de atuação em quatro concelhos do distrito de Coimbra, com 280 famílias intervencionadas, 134 pessoas capacitadas e integradas no mercado de trabalho e um total 31 Micronegócios criados, o Microninho transformou-se e passou a ser Microninho+IN - Incubadora Social e de Inovação. Esta nova edição arrancou em maio de 2020 e vai atuar nos próximos dois anos nos concelhos da Lousã e Condeixa-a-Nova, tendo como meta 150 agregados familiares. O Projeto é promovido pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, cofinanciado pelo POISE e pelos Municípios de Condeixa e Lousã enquanto parceiros e investidores sociais.

Microninho+IN - Incubadora Social e de Inovação pretende contribuir ativamente para o desenvolvimento local sustentável tendo por base nos princípios da inovação social, apoiando a progressiva inclusão social de famílias em situação potencial ou efetiva de vulnerabilidade e/ou exclusão social, motivada pelo desemprego ou situação de precariedade profissional, promovendo as condições para a (re)construção/(re)organização e concretização de projetos de vida autónomos e sustentáveis por via do microempreendedorismo inclusivo ou regresso ao mercado de trabalho, tudo isto através de um conjunto de metodologias testadas e validadas.

Em simultâneo, dinamiza, ativa e anima o ecossistema de inovação e empreendedorismo social dos concelhos alvo, capacitando e intervindo para o surgimento de respostas e projetos inovadores que respondam aos desafios sociais existentes, e garantindo assim um trabalho de contribuição efetiva para o cumprimento dos ODS a nível local.

Após aprovação pelo Programa Parcerias para o Impacto (Portugal 2020 -Poise 3.33), mediado pelo Portugal Inovação Social, o Microninho - Incubadora Social reforça a sua componente de apoio à Inovação Social, mantendo a vontade de transformar positivamente os territórios de intervenção que serão agora Condeixa e Lousã.

Iniciamos assim uma nova etapa na nossa incubadora, mas mantemos no nosso ADN, ``Transformar Sonhos Impossíveis em Realidades Sustentáveis``.

Programa Microninho Empreendedorismo e Inovação

- Consultoria e Coaching; (nas áreas chave de sucesso de negócio) - Apoio à construção do Projeto; (plano de negócios, criação da marca e legalização) - Modelo de Negócio Microninho (com a familia empreendedora) - Apoio a Candidaturas de Financiamento

Programa de Apoio à Empregabilidade

E necessita de um apoio extra para ter acesso ao mercado de trabalho e ter acesso à carreira com que sempre sonhou. - Acesso à Bolsa de Emprego Local; - Treino para empregabilidade; - Despiste vocacional e de competências; - Apoio para definição de plano de carreira; - Outros serviços.

Equipa

Fundadora e Coordenadora de Projeto
Meet Me On:
Psicóloga
Meet Me On:
Marketing e Multimédia

Serviços

– Criação de Ideia de Negócio;
– Criação de Plano de Negócio;
– Ajustamento ao Território;
– Captação de Investimento e Financiamento;
– Formação na Área Empresarial e de Apoio a Negócio;
– Apoio Psicossocial ao Agregado Familiar;
– Acesso a Tutoria Especializada na Área de Negócio;
– Formalização e Legalização da Empresa;
– Apoio no Regresso ao Mercado de Trabalho;
– Acompanhamento à empresa e ao Agregado Familiar, durante 12 meses;
– Criação de Plano de Marketing e Comunicação;
– Criação da Marca e Respetiva Imagem;
– Espaço físico de incubação ou Coworking.
Zonas de Intervenção

Condeixa

Lousã

Atualmente, está a ser aplicado no concelho de Condeixa-a-Nova e Lousã. O Microninho+IN - Incubadora Social e de Inovação, espera ajudar a nascer 22 empresas até Dezembro de 2022.
Destinatários
O Microninho+IN - Incubadora Social e de Inovação destina-se a pessoas em situação potencial ou efetiva de vulnerabilidade social, em situação de Desemprego, com fatores de exclusão associados:

- Idade (jovens ou + de 45 anos);
- Habilitações muito altas ou muito baixas;
- Monoparentalidade, sobretudo feminina;
- Famílias em que ambos os progenitores estejam desempregados;
- Beneficiários de prestações sociais, entre outros, e respetivos agregados familiares.

Pela aplicação do modelo verifica-se que este é resiliente, tem flexibilidade e a capacidade de adaptação a públicos diferenciados, com ou sem fatores de exclusão. O projecto Microninho+IN - Incubadora Social e de Inovação, destina-se a desempregados de qualquer área geográfica, com interesse em criar o seu próprio emprego, desde que se encontrem em idade ativa. Têm prioridade nas candidaturas as pessoas/famílias em situação de exclusão social.