As MicroMeets do projeto Microninho ISI e Microninho +IN arrancaram já este mês e decorrem até novembro.
Tratam-se de curtas conversas online que abordam temas relevantes e atuais de empreendedorismo, empregabilidade e inovação social, com convidados “que trazem a sua experiência e percurso para inspiração de todos”.
Os eventos vão decorrer em três quintas-feiras sequenciais por mês, sempre às 10:00, e cada um será dedicado a uma área – empreendedorismo, empregabilidade e inovação social.
“As MicroMeets procuram ser uma oportunidade para promover a de temas essenciais e relevantes que vão do empreendedorismo, às novas tendências do mercado de trabalho, e casos de sucesso de projetos de inovação Social”, informa a entidade organizadora.
Divididas pelas principais áreas de intervenção destas Incubadoras Sociais, as MicroMeets pretendem “estimular e desmitificar” algumas questões ligadas à criação de um micronegócio, “sensibilizar desempregados para as mudanças e exigências do atual mercado de trabalho” e mostrar o impacto do trabalho de “alguns dos mais estimulantes projetos de inovação social de Portugal”.
As MicroMeets são gratuitas e abertas ao público e têm como principal premissa “a aposta na manutenção da massa critica da população dos concelhos de intervenção, ajudando na reintegração no mercado de trabalho de desempregados mais capacitados, incentivar e estimular o microempreendedorismo”.
“Acreditamos ser possível ser contribuir contrariar a tendência de perda de população ativa e fomentar a qualidade de vida das famílias nos vários concelhos, através de emprego estável, valorização do trabalho, a segurança laboral, sem esquecer as nossas riquezas e tradições endógenas”.
Já no próximo dia 22, pelas 10h, decorre a próxima edição da MicroMeets, sob o tema “𝐔𝐦𝐚 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐮𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐧ã𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐞𝐬” e conta com a presença com gestores do Licor Beirão, EXE Wellington e EFAPEL.
Mais informações / inscrições neste evento
Próximas Micromeets
• 29 setembro – InspirAção – Experiências de sucesso da Inovação Social
• 13 outubro – Novos contextos do mercado de trabalho
• 20 de outubro – Como financiei o meu micronegócio?
• 27 de outubro – Inovação Social – Educação. Projetos de Sucesso para Inspiração
• 10 de novembro – O Jogo da Entrevista
• 17 de novembro – Como podemos reinventar o negócio e enfrentar aos desafios atuais
• 24 de novembro – Inovação Social – envelhecimento ativo Projetos de Sucesso para Inspiração
O projeto Microninho ISI
A Incubadora Microninho ISI, é um projeto de inovação e empreendedorismo social, promovido pela Incubadora do Mar & Indústria, pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares e pela Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, contando com cofinanciamento do programa parcerias para o Impacto, e pelo Município da Figueira da Foz na qualidade de investidor social, tendo como meta apoiar 300 agregados familiares na construção de planos de vida sustentáveis. Microninho ISI é um scalling-up do Microninho – Incubadora Social e opera no concelho da Figueira da Foz desde julho de 2020.
O projeto Microninho +IN
O Microninho – Incubadora Social, tem orgulho de ser a 1ª Incubadora Social em Portugal. Agora, após três anos de atuação em quatro concelhos do distrito de Coimbra, com 280 famílias intervencionadas, 134 pessoas capacitadas e integradas no mercado de trabalho e um total 31 Micronegócios criados, o Microninho transformou-se e passou a ser Microninho+IN – Incubadora Social e de Inovação. Esta nova edição arrancou em maio de 2020 e encontra-se a atuar nos concelhos da Lousã e Condeixa-a-Nova, tendo como meta 150 agregados familiares. O Projeto é promovido pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, cofinanciado pelo POISE e pelos Municípios de Condeixa e Lousã enquanto parceiros e investidores sociais.
As Incubadoras Sociais e de Inovação Microninho+IN e Microninho ISI destinam-se a promover o desenvolvimento local sustentável, através do microempreendedorismo inclusivo e empregabilidade e da inovação social, trabalhando com pessoas em situação de desemprego ou trabalhos precários e respetivos agregados.