Microninho

Caracterização do Projeto | Inovação | Destinatários | Serviços | Áreas Geográficas |


Formulário de Candidatura

Microninho - Icubadora Social
Eficiência na gestão de recursos, meios, mobilização de Responsabilidade Social Empresarial, autonomização de beneficiários de sistemas de proteção social e assistencialista, transformando cidadãos beneficiários e respetivas famílias em contribuintes ativos e solidários e mobilizadores das suas comunidades.

Caracterização do Projeto

O Microninho_Incubadora Social é um projeto de Inovação Social dotado de uma equipa multidisciplinar que promove a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis, para as famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva) pela via do microempreendedorismo inclusivo, com uma metodologia validada e única, ancorada na inovação social, no território e na governança, com incubação física e à distância, visando o desenvolvimento local sustentável.

O projeto foi construído com base no ciclo da inovação, concebido e co-construído num projeto/ dissertação do Mestrado em Intervenção Social Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciência da educação da Universidade de Coimbra, sendo protótipo aplicado na prática em 2012 e 2013 e projeto Piloto, com apoio a Fundação EDP em 2014 e 2015, mantendo-se atualmente em funcionamento na sua 3.ª Edição, sem qualquer financiamento publico ou privado.
Já em 2015, recebeu o reconhecimento ES+ (Iniciativa de alto potencial de Empreendedorismo Social).

O Microninho transforma o ciclo vicioso da exclusão no ciclo virtuoso da transformação social e da mudança sistémica!

Inovação

A inovação encontra-se presente em todas as fases, metodologias e estratégias do projeto.
O Microninho é único, resultou da investigação e aplicação de um trabalho de investigação/ação para um mestrado, constituiu-se desde inicio com os stakeholders da quadrupla hélice, hibridizando as lógicas dos mesmos para resolver problemas práticos e complexos, visando o desenvolvimento local sustentável.
Rentabilizando recursos e conjugando esforços apresenta-se como uma estrutura flexível e ajustada, potenciadora de resultados muito interessantes e dinâmicos de baixo custo.

Destinatários


O Microninho_ incubadora social destina-se a pessoas em situação potencial ou efetiva de vulnerabilidade social, em situação de Desemprego, com fatores de exclusão associados: idade (jovens ou + de 45 anos), habilitações muito altas ou muito baixas, monoparentalidade, sobretudo feminina, famílias em que ambos os progenitores estejam desempregados, beneficiários de prestações sociais, entre outros, e respetivos agregados familiares.
Pela aplicação do modelo verifica-se que este é resiliente, tem flexibilidade e a capacidade de adaptação a públicos diferenciados, com ou sem fatores de exclusão.
O projecto Microninho – Incubadora Social destina-se a desempregados de qualquer área geográfica, com interesse em criar o seu próprio emprego, desde que se encontrem em idade ativa.
Têm prioridade nas candidaturas as pessoas/famílias em situaçao de exclusão social.

Serviços

Criação de ideia de negócio;
Criação de plano de negócio;
Ajustamento ao território;
Captação de investimento e financiamento;
Formação na área empresarial e de apoio a negócio;
Apoio psicossocial ao agregado familiar;
Acesso a tutoria especializada na área de negócio;
Formalização e legalização da empresa;
Apoio no regresso ao mercado de trabalho;
Acompanhamento à empresa e ao agregado familiar, durante 12 meses;
Criação de plano de marketing e comunicação;
Criação da marca e respetiva imagem;
Espaço físico de incubação ou coworking.

Áreas geográficas

Atualmente está a ser aplicado no concelho de Vila Nova de Poiares, Penela, Condeixa-a-Nova e Lousã.
Na Lousã foi testada em 2012/2013, e em 2014/2015 iniciou-se o projeto Piloto – sendo que a edição de 2016 recebeu pessoas de outros concelhos limítrofes.