MICRONINHO – INCUBADORA SOCIAL

O Microninho – Incubadora Social é um projeto de Inovação Social, que nasceu em 2012, dotado de uma equipa multidisciplinar que promove a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis, para as famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva) pela via do microempreendedorismo inclusivo e da empregabilidade. Possui uma metodologia de incubação inovadora, desenvolvida a partir do ciclo da inovação social, da governança e com base na valorização do território e das pessoas, disponibilizando incubação física e à distância, visando o desenvolvimento local sustentável. Desde 2017, passamos a ser financiados pelo POISE, no âmbito do Programa parcerias para o impacto, alargando a nossa intervenção a Condeixa-a-Nova, Penela e Vila Nova de Poiares, e desde essa altura já apoiamos centenas de pessoas a regressarem ao mercado de trabalho, a reorganizarem a sua vida e o seu agregado familiar ou a criarem o seu próprio negócio, apoiando e transformando sonhos impossíveis em realidades sustentáveis.

Programa Microninho Empreendedorismo e Inovação

- Consultoria e Coaching; (nas áreas chave de sucesso de negócio) - Apoio à construção do Projeto; (plano de negócios, criação da marca e legalização) - Modelo de Negócio Microninho (com a familia empreendedora) - Apoio a Candidaturas de Financiamento

Programa de Apoio à Empregabilidade

E necessita de um apoio extra para ter acesso ao mercado de trabalho e ter acesso à carreira com que sempre sonhou. - Acesso à Bolsa de Emprego Local; - Treino para empregabilidade; - Despiste vocacional e de competências; - Apoio para definição de plano de carreira; - Outros serviços.

Equipa

Fundadora e Coordenadora de Projeto
Meet Me On:
Assistente Social
Meet Me On:
Psicóloga
Meet Me On:
Marketing e Publicidade
Meet Me On:
Contabilidade
Meet Me On:
Serviços

– Criação de Ideia de Negócio;
– Criação de Plano de Negócio;
– Ajustamento ao Território;
– Captação de Investimento e Financiamento;
– Formação na Área Empresarial e de Apoio a Negócio;
– Apoio Psicossocial ao Agregado Familiar;
– Acesso a Tutoria Especializada na Área de Negócio;
– Formalização e Legalização da Empresa;
– Apoio no Regresso ao Mercado de Trabalho;
– Acompanhamento à empresa e ao Agregado Familiar, durante 12 meses;
– Criação de Plano de Marketing e Comunicação;
– Criação da Marca e Respetiva Imagem;
– Espaço físico de incubação ou Coworking.

Zonas de Intervenção

Condeixa

Lousã

Penela

Vila Nova de Poiares

Atualmente está a ser aplicado no concelho de Vila Nova de Poiares, Penela, Condeixa-a-Nova e Lousã. Na Lousã foi testada em 2012/2013, e em 2014/2015 iniciou-se o projecto Piloto. O Microninho – Incubadora Social espera ajudar a nascer 36 empresas até 2020.

Destinatários

O Microninho – Incubadora Social destina-se a pessoas em situação potencial ou efetiva de vulnerabilidade social, em situação de Desemprego, com fatores de exclusão associados:

  • Idade (jovens ou + de 45 anos);
  • Habilitações muito altas ou muito baixas;
  • Monoparentalidade, sobretudo feminina;
  • Famílias em que ambos os progenitores estejam desempregados;
  • Beneficiários de prestações sociais, entre outros, e respetivos agregados familiares.

Pela aplicação do modelo verifica-se que este é resiliente, tem flexibilidade e a capacidade de adaptação a públicos diferenciados, com ou sem fatores de exclusão. O projecto Microninho – Incubadora Social destina-se a desempregados de qualquer área geográfica, com interesse em criar o seu próprio emprego, desde que se encontrem em idade ativa. Têm prioridade nas candidaturas as pessoas/famílias em situação de exclusão social.

Grupos Microninho