Banco de Recursos dos Cinco Sentidos
O Banco de Recursos é um modelo Alternativo, Solidário e Responsável, que oferece uma alternativa à compra de bens de apoio ao envelhecimento mais digno. É um modelo solidário, que prevê a disponibilização de bens gratuitamente, mas com um contrato associado que implica o zelo pelo bem e a devolução do mesmo quando deixar de ser necessário.
Objetivo Geral:
Fornecer ajudas técnicas e bens de apoio à funcionalidade e bem-estar a pessoas que se encontrem com limitações de locomoção, motivados por problemas de saúde, acidentes, envelhecimento, e que simultaneamente pertençam a famílias com baixos recursos económicos.
Continua a ser dinamizado por voluntários, e com donativos de particulares ou empresas.
Neste âmbito tendo obtido o apoio do BPI – Iniciativa Social Descentralizada foi equipado com mais recursos essenciais, que poderão ser disponibilizados:
- Ajudas técnicas de suporte a banho ou conforto (camas articuladas);
- Material de estimulação cognitiva;
- Material para infoinclusão que possa incentivar a estimulação cognitiva entre outras.
O material é cedido a título de empréstimo ou aluguer mediante avaliação a efetuar pela equipa do REDE CUIDAS, das condições e necessidades de cada pessoa/família, durante um período de tempo acordado como necessário.
Esta iniciativa implica sempre o acompanhamento da equipa, e nunca configura uma doação definitiva, uma vez que o princípio é a maior utilização do bem possível, pelo que se pressupõe que o bem regresse ao banco de recursos sempre que já não seja necessário.
Materiais disponíveis:
- Camas articuladas;
- Cadeiras de banho;
- Cadeiras de WC;
- Cadeiras de rodas;
- Andarilhos;
- Bengalas;
- Muletas;
- Pedaleiras;
- Material de estimulação física e cognitiva.