No próximo dia 29 de novembro de 2022, às 10h00, será realizado o pré-lançamento do projeto de joalharia autoral artesanal BeA – Craft Jewel, que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova. Este pré-lançamento será marcado com a inauguração da exposição da primeira coleção deste projeto denominada “Inspirações” que estará disponível de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Este é um projeto da empreendedora Beatriz Rego, uma munícipe luso-brasileira que atravessou o oceano para voltar às suas raízes. Cheia de vontade de resgatar a cultura e tradição de Condeixa, procurou o Microninho+ Incubadora Social e de Inovação para tornar o seu sonho real. Arquiteta especialista em História da Arte, Beatriz sempre teve uma grande paixão pela joalharia e é nesta mesma área que tem investido a sua formação. Hoje, é Ourives e Designer de Joias, formada com alta distinção pelo CINDOR- Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria / Portugal.
Beatriz juntou-se também à sua colega de profissão, Ana Válega, para criar este projeto, sendo esta parceria que deu origem ao nome “BeA” que, simultaneamente, pretende transmitir a ideia da expressão inglesa “Be a”, isto é, “seja”. Seja uma joia, um tesouro, uma estrela, um/a sonhador/a, seja você mesmo/a. Reforçando a ideia de joias personalizadas que permitem a cada pessoa expressar o expoente máximo da sua essência.
Mas este projeto pretende ir muito além da criação de joias artesanais personalizadas. Na verdade, este projeto de joalheria autoral artesanal chega com a missão de se unir à cultura e artesanato do município de Condeixa-a-Nova, procurando dar uma releitura à tradição e cultura local, aliado à joalharia, à cerâmica e à pintura. Neste sentido, BeA – Craft Jewel aliou-se à Ceramita e aos artesãos António Barrico e Belmiro Miranda, procurando promover e dar asas à cultura e tradição local, como Beatriz afirma “quero contar ao país e mundo a história e tradição de Condeixa”.
E porque esta artista é apaixonada pela cultura e tradição do nosso país, nas suas coleções encontrará também uma releitura mais contemporânea da técnica de filigrana portuguesa.
Em suma, BeA – Craft Jewel pretende levar até si joias emocionais e diferenciadas, cheias de conexão. É exatamente esta lógica que deu nome à primeira coleção “Inspirações” que é inaugurada com esta exposição.
Este é um projeto apoiado pelo Microninho+IN- Incubadora Social e de Inovação desenvolvido pela ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, que uma vez mais, Transformou Sonhos Impossíveis em Realidades Sustentáveis, nascendo assim mais um projeto que é bom para o seu promotor e para a comunidade envolvente.
Transformamos Sonhos Impossíveis em Realidades Sustentáveis