Liliana Simões, Empreendedora Social, Fundadora da 1.ª Incubadora Social de Portugal, a Microninho.

“Em 2011, quando em Portugal se fazia sentir uma crise social e económica severa, que atirou milhares de pessoas para o desemprego, incluindo eu própria, vi neste cenário uma inspiração para poder fazer alguma coisa para melhorar a vida das pessoas em situação de fragilidade socioecónomica, e da própria comunidade, para promover um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Inspirada pelos vários modelos de incubadoras sociais existentes noutras partes do mundo, criei um modelo inovador de incubadora social, o Microninho, na Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos cinco lugares, no concelho da Lousã, que foi objeto da minha tese de mestrado. Foram anos de dedicação, voluntariado, e investimento pessoal e profissional, reconhecidos ao longo do tempo pelos seus resultados e impactos.

Hoje, 10 anos depois já apoiamos centenas de pessoas, chegámos aos concelhos de Lousã, Condeixa a Nova, Penela, Vila Nova de Poiares de desde 2020 estamos também na Figueira da Foz, com um scalling up do projeto, o Microninho ISI – incubadora social de Inovação.

Para lá das mais de 40 microempresas que ajudamos a nascer, são já centenas as pessoas que apoiamos a regressar ao mercado de trabalho, autonomizando os seus agregados familiares, promovendo e afirmando um modelo inovador de inclusão e desenvolvimento local sustentável, no qual trabalham diretamente 9 pessoas, que estavam anteriormente desempregadas.”

Leave a reply

ADSCCL é uma associação, sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS e utilidade pública.

Rua Dr. Pires de Carvalho, 12 Lousã