Liliana Simões, Empreendedora Social, fundadora da 1.ª Incubadora Social de Portugal.

Liliana Simões, Empreendedora Social, fundadora da 1.ª Incubadora Social de Portugal.

Em 2011, quando em Portugal se fazia sentir uma crise social e económica severa, que atirou milhares de pessoas para o desemprego, incluindo eu própria, vi neste cenário uma inspiração para poder fazer alguma coisa para melhorar a vida das pessoas em situação de fragilidade socioecónomica, e da própria comunidade, para promover um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Inspirada pelos vários modelos de incubadoras sociais existentes noutras partes do mundo, criei um modelo inovador de incubadora social, o Microninho, na Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos cinco lugares, no concelho da Lousã, que foi objeto da minha tese de mestrado. Foram anos de dedicação, voluntariado, e investimento pessoal e profissional, reconhecidos ao longo do tempo pelos seus resultados e impactos.

Hoje, 10 anos depois já apoiamos centenas de pessoas, chegámos aos concelhos de Lousã, Condeixa a Nova, Penela, Vila Nova de Poiares de desde 2020 estamos também na Figueira da Foz, com um Scaling Up do projeto, o Microninho ISI – incubadora social de Inovação.

Para lá das mais de 40 microempresas que ajudamos a nascer, são já centenas as pessoas que apoiamos a regressar ao mercado de trabalho, autonomizando os seus agregados familiares, promovendo e afirmando um modelo inovador de inclusão e desenvolvimento local sustentável, no qual trabalham diretamente 9 pessoas, que estavam anteriormente desempregadas.